terça-feira, 19 de março de 2013

Confiai no SENHOR



Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros.  Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade.  Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.  Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.  (Isaías 26:1-4)


Deus deseja que entoemos um cântico novo, de celebração porque Ele esta no nosso meio. É preciso deixar de lado questões litúrgicas, tradicionalismo e religiosidade que abafam o cântico de celebração e alegria, para então ergue em alto e bom som a voz aos céus e declarar um novo cântico, porque é tempo de celebração, tempo de se alegrar no Senhor, porque Ele fará mudar a nossa sorte. Cântico antigo, sem vida não reflete a alegria da celebração que é de esta na presença do Rei. Esse cântico novo, de celebração gera vida, transforma vida, traz a esperança os projetos e sonhos de Deus, muitas vezes esquecidos no fundo da gaveta, e muitos deles já bem empoeirados.

É preciso entender a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, o qual no tempo certo, fará com que floresçamos frutos saudáveis. Fará com que vivamos esses projetos porque são sonhos dEle para nós também. É preciso buscar sempre a sua presença e não deixar com que o fogo do Espírito Santo se esfrie, se apague.

Deus deseja nos levar a lugares altos, Ele é nossa cidade forte, lugar seguro, e ali poderemos experimentar de sua bondade e, como sinal da nossa confiança nEle, depositarmos nossa fé, tendo a certeza de que Ele nos protegerá e proverá todas as coisas que precisamos, por isso, não precisamos andar ansiosos ou preocupados com coisa alguma, Ele tem cuidado de tudo. Ele tem nos protegido das ciladas dos nossos adversários e nos dado livramento dia após dia.  

Nossas vidas precisa estar centrada em Deus, nossa esperança depositada nEle, pois os que confiam em Deus terão paz no coração e não serão desanimados, contudo, aqueles que, usando suas mascaram, escondem quem verdadeiramente quem são, depositam sua confiança em si mesmo ou em homens. Mascarando suas imperfeições, querem posar de bom moço na praça, afinal, ninguém pode saber de suas imperfeições, os de sua fraquezas, afinal, “sou santo”, “não há ninguém como eu”. Entretanto aqueles que confiam em Deus, não precisam de máscaras, nem precisam esconder quem são, pois eles sabem que em Cristos, suas imperfeições serão trabalhadas, e seu caráter aperfeiçoado em Cristo, que derramará de sua santidade para que também possamos ser santificados nEle.    


Deus abençoe!!

quarta-feira, 6 de março de 2013

A DANÇA COMO EXPRESSÃO DE ADORAÇÃO



ESTUDO: A DANÇA COMO EXPRESSÃO DE ADORAÇÃO
DATA: 03/03/2013
BASE BIBLICA: JO. 4.23-24

A DANÇA COMO EXPRESSÃO DE ADORAÇÃO


Mas vem a hora, e já chegou quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em verdade, porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em Espírito e em verdade. (Jo 4.23-24)

1.    Deus esta a procura de verdadeiros adoradores.
2.    Se Deus esta a procura, é porque Ele ainda não os achou.
3.    Onde estão escondidos os verdadeiros adoradores.

Adoração é a forma mais intima de relacionamento com Deus, um nível mais profundo de intimidade com o Pai. É algo tão glorioso que não existem palavras que possam descrever o que sentimos.  

DANÇAR:

·        Expressão de adoração
·        Expressão artística do pensamento
·        Expressão de liberdade
·        Arte do movimento
·        Linguagem universal artística
·        Oração do corpo
·        Poesia do movimento
·        Comunicação de uma mensagem que pode transformar vidas

Onde o Espírito de Deus esta, há liberdade - Ora, o Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade (2 cor. 2.17).

Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.

 


97% - Linguagem corporal

Corpo - Instrumento de louvor e adoração
- Material-prima do movimento
- Devemos cuidar bem do nosso corpo



CONCEITO DISTORCIDO – IDADE MEDIA (TREVAS)

·        Conceito destorcido da dança
·        Preconceito e discriminação com a dança e com os bailarinos
·        Desvalorização da dança
·        Domínio da Igreja - sagrado
·        Ato de profanação do sagrado
·        Corpo estigmatizado como prisão da alma (pecado)


A Idade das Trevas foi responsável pela ruptura da evolução da dança. Mesmo não sendo proibida, era vista com maus olhos pela Igreja por causa de sua espontaneidade individual. As igrejas eram contra os movimentos que consideravam indecentes e condenavam a pratica da dança. As manifestações através da dança apareciam em celebrações, festas e movimentos intelectuais, porém estava longe de entrar no cenário dominador eclesiástico. Por considerar uma falta de respeito com o sagrado, por se achar uma quebra de regras eclesiásticas e dogmas da Igreja, a dança era considerada uma ato de depravação do corpo, prisão da alma, lugar onde se aloja as emoções e sentimentos do homem. O medo de ir para o inferno em muitas situações comandava a escolha das pessoas. Durante anos a dança foi silenciada gerando desconfiança e com a acentuação do cristianismo a pratica da dança passou a ser ainda mais perseguida e condenada por causa de sua sensualidade e seus antigos ritos pagãos.   


As atitudes internas refletem nossa adoração.

É o que esta dentro de você que será externalizado.

Marcos 7.20-23. “E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”. 

O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate. (Provérbios 15:13).


Deus nos capacitou com dons e talento para um propósito (propósito especifico)

Temos dons e talentos para serem usado a serviço do Reino. Como despertadores daquelas que estão adormecidos, que possamos provocar naqueles que ainda não foram despertados, um sentimento de necessidade de encontrar o Criador e assim ter suas necessidades atendidas e seu vazio preenchido completamente.
   

Precisamos entender o porquê de estarmos aqui na terra e para que servem os dons e talentos que Deus derramou sobre nossas vidas.  Como ser útil nas mãos dEle para que possamos utilizar de forma sabia tudo aquilo que o Senhor colocou em nossas mãos. Qual o propósito de tudo isso e assim começaremos a ouvir a voz do Criador que nos direcionará para o caminho certo, o caminho do cumprimento de nossa vocação, nosso chamado: despertar vidas adormecidas para atraí-las ao Reino de Deus.    

Porque dançamos?

1.    Atrair o coração do Pai
2.    Levar outros a adorar a Deus
3.    Proclamar o evangelho aos perdidos
4.    Ato de gratidão


Quem dança deve?

1.    Ser comprometido com a verdade
2.    Ser exemplo vivo da graça e do poder do Criador
3.    Ter a obediência como expressão de amor ao Senhor
4.    Ser servo


 

Dançar é muito mais que simplesmente balançar o corpo ao ritmo de uma melodia ou trabalhar composições num alto grau de complexidade para atrair a atenção do publico e arrancar-lhe um suspiro de admiração. O ato de dançar é mais profundo, pois expressamos o que esta dentro do nosso coração. Sentimentos internos, escondidos nas profundezas do nosso íntimo. É escrever no ar versos de amor a Deus, expressando o quanto o amamos, demonstrando nossa profunda gratidão por tudo o que ele fez, tem feito e fará por nós. É comunicar uma verdade que pode transformar vidas e trazer à existência a esperança daqueles que não sonham mais. É voar nas asas do Espírito e sentir a liberdade ganhar movimentos e as mais variadas formas e expressões de louvor e adoração ao Criador da dança. E mesmo no silêncio das palavras usar o corpo como uma caneta no espaço e escrever a mais bela oração com palavras que não podem ser verbalizadas. Doce canção, concretização da música. É adentra na sala do trono, caminhando em passos de graça e simplicidade para atrair o olhar do Rei, o amado, que lhe estenderá o seu centro de justiça e lhe concederá o seu favor, sua atenção. É saber que é muito melhor dançar com Deus, do que dançar para Deus, pois dançando para Deus corremos o risco de seguir os nossos próprios passos, mas dançando com Deus, seguiremos os passos de Deus, sintonia única, harmônica. 
Deus abençoe!!