sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O MELHOR LUGAR PARA SE ESTAR É NA PRESENÇA DE DEUS




TEMA: O MELHOR LUGAR PARA SE ESTAR É NA PRESENÇA DE DEUS

1) NA PRESENÇA DE DEUS ENCONTREMOS PERDÃO PARA OS PECADOS

"Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem seu ouvido agravado para que não possa ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." (Isaías 59:1,2)

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tampouco vosso pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14,15)

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou" (Efésios 4:32)

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9)

Confissão é o caminho para restaurar o nosso relacionamento com o Senhor. Quando confessamos nossos pecados nosso relacionamento é restaurado.

RESULTADOS PROVENIENTES DO PERDÃO:

1- Felicidade. Somos bem-aventurados (abençoados e felizes).

(Salmos 32:1,2)

2- Nós podemos nos perdoar. Quando somos perdoados, podemos nos perdoar e continuar com nossas vidas.

(Filipenses 3:13,14)

3- Somos perdoados por Deus. Nossos pecados perdoados são lançados no mar do esquecimento.

(Isaías 43:25)

2) NA PRESENÇA DE DEUS ENCONTREMOS AMOR

AMAR NÃO É UM SENTIMENTO APENAS, MAS UMA DECISÃO, UMA ESCOLHA.

A FALTA DE AMOR GERA FRIEZA DE CORAÇÃO E INSENSIBILIDADE NA ALMA

"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará". (Mateus 24:12)

“Conheço tuas obras, teu trabalho, tua paciência… Tens perseverança, sofreste pelo meu Nome… Mas tenho contra ti que esqueceste o teu primeiro amor. Lembra-te de onde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras…” (Ap 2, 2-5)
Tudo sofre, tudo cre, tudo espera e tudo suporta... (I COR 13)
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.  Romanos 12.2.

3) NA PRESENÇA DE DEUS ENCONTREMOS PROTEÇÃO CONTRA AS TENTAÇÕES DESTE MUNDO

1 – AVAREZA (RIQUEZA)

Desejo desmedido de acumular riquezas; é um desejo intenso de ter mais, uma fome excessiva de possuir e que não se satisfaz. Não é necessário que alguém tenha que ser rico para ser avarento; há pessoas que tem pouco, porém, seu coração está cheio de avareza e cobiça. O avarento não tem a real consciência do tempo desta vida (Sl. 90:10), e da inutilidade de acumular riquezas neste mundo.

A avareza, tal como expressa a Bíblia em Mc. 7:21-23 sai do profundo do coração do homem caído. O avarento é seduzido e enganado pelas riquezas deste mundo, sem perceber o quão passageiro é o desfrute destas coisas. Igual ao jovem rico (Mc. 10:17-31) não está disposto a renunciar a tudo para seguir a Cristo.

NOS ÚLTIMOS DIAS HAVERÁ UM PERÍODO DIFÍCIL.

Concupiscências e cobiças significam forte desejo (desejo impuro) anseio, vontade de fazer algo. Pode ser aplicado para o bem ou para o mal. Quando a carne e a cobiça andam juntas buscam a satisfação própria.

1 – DESEJOS CARNAIS

Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te! (II Tm 3, 1-5).

Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz. Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode. Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele. (Rm 8, 5-9).


2 – MORTIFICAR A CARNE

Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria. Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes. (Cl 3, 1-6)

3 – RESISTIR AS TENTAÇÕES – fuja! 

Não veio tentação, senão humana, mas fiel é deus, que não vos deixara tentar acima do que podereis. Antes da tentação dará o escape, para que possais suportar.

Gl 5.17. – a carne natural tem o desejo forte de controlar voce. O espirito santo tem o desejo de governar sua vida.

Lutar contra as tentações não é fácil, requer esforço. As tentações nos assediam e estão por todos os lados. Estar em constante oração, evitar situações que favoreçam as tentações.

Qualquer que seja a área peça ao senhor para sinalizá-la para você e o ajude a mantê-lo longe de situações comprometedoras.

Paulo recomendou que o jovem Timóteo que fugisse das paixões da mocidade e seguisse a justiça, a fé, o amor e a paz com os que de coração puro invocam o Senhor. Ou seja, uma vida cristã ativa é que nos manterá longe do pecado.

4 - PRECISAMOS PURIFICAR NOSSOS CORAÇÕES. 

SL. 119. 9-11 / 2 COR 10.3-5. / COL. 3.5

As paixões do mundo são traiçoeiras. No início parecem tão inofensivas, e então tomam conta de todo o coração.

Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. (2Tm 2.22).

4) NA PRESENÇA DE DEUS ENCONTREMOS GRATIDÃO

O importante é viver agradecido a Deus pelo que temos! Quantas dúvidas temos evitado. O avarento não conhece esta paz, sempre está buscando mais, e mais riquezas. Os cristãos vivem tranqüilos, contentes com o que têm, “...porque nada temos trazido a este mundo e nada levaremos” I Tm. 6:7.

III Jo. 2 – “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.”

Is. 1:19 diz:’ Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.”

5) NA PRESENÇA DE DEUS ENCONTREMOS OS FRUTOS DO ESPIRITO.

GL.5. 22-23
1- Amor (22) é o amor puro, desprendido, sacrifical, que Deus mostra para conosco.
2- Alegria (22) descreve o privilégio de regozijar em Cristo, apreciando as maravilhosas bênçãos de nossa relação com ele. Esta alegria não é dependente de nossas circunstâncias físicas.
3- Paz (22) é a sensação de bem-estar e tranqüilidade que resulta de nossa amizade com Deus.
4- Longanimidade (22) é a capacidade de pensar antes de agir. Deste modo, demonstramos paciência e perseverança. Por causa da sua longanimidade, Deus tem dado tempo suficiente ao homem para se arrepender de seus pecados (2 Pedro 3:9,15). Ele não quer condenar ninguém, então procura a reconciliação com cada pecador.
5- Benignidade (22) é a bondade de Deus.
6- Bondade (22) é semelhante a benignidade. Esta palavra ressalta a generosidade em dar mais do que alguém merece.
7- Fidelidade (22) é a lealdade que mantém sua palavra, cumpre suas promessas e não trai os outros.
8- Mansidão (23) é algumas vezes confundida com fraqueza e timidez, mas esta qualidade nunca é fraca. Mansidão, ou brandura, é a força sendo dominada.
9- Domínio próprio (23) é a capacidade de governar nossos próprios desejos. Diferente da pessoa que anda na carne, como um escravo de paixões pecaminosas, o servo do Senhor deve mostrar o domínio próprio. Esta característica nos capacita a negar nossos desejos carnais. A pessoa que aprende a se dominar é capaz de vencer os vícios e maus hábitos que governam as vidas de muitas pessoas que continuam a andar na carne.

QUE DEUS OS ABENÇOE TREMENTAMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário